Contar criativamente
Cedo aprendi que 1 + 1 = 2. No mundo da Matemática. Anos mais tarde, descobri que 1 + 1 = 3. No mundo da criatividade.
Não, não me enganei. As minhas contas estão certas.
Matematicamente falando, nós somamos as parcelas. Ou seja, quando calculamos a adição entre dois números (ou mais), estamos a acrescentar uma certa quantidade a outra já existente. Uma regra simples e básica que é, no entanto, imprescindível no nosso dia-a-dia. Por isso, 1 lápis + 1 lápis = 2 lápis.
Mas não é assim tão linear, quando falamos criativamente. Eu, por exemplo, não me limito a somar ideias e a obter um resultado final de x ideias. Nada disso. Para mim, duas ideias originais podem ser ‘somadas’ e dar origem a uma terceira ideia nova. Ou seja, a partir de dois elementos, eu crio mais um. De 2 passo a 3.
Quando escrevo, faço as contas à minha maneira. Penso e idealizo percursos diferentes para as minhas histórias, receitas alternativas para os meus projectos. E muitas vezes, é só quando os ‘somo’, adicionando um detalhe deste e outro daquele, que encontro o fim ‘perfeito’.
A troca de ideias. A partilha de inspiração. Mostraram-me que há outras ‘formas’ de contar. Afinal, as minhas + as suas = às nossas.
Porque criar é mais do que uma simples operação de aritmética.