Fórmulas
G + E + C = T. Ou seja, gramática + estilo + conteúdo = texto.
Confesso que não sou dada a fórmulas para alcançar o sucesso. Mas encontrei esta, enquanto navegava na internet, e parei para pensar sobre o assunto. Não é que gostei!
Gramática, estilo e conteúdo. São os 3 pilares dos meus textos. A língua portuguesa e os seus muitos recursos. A forma como me expresso. O que eu escrevo. Quando construo as minhas histórias, combino estes elementos.
Como? Em que proporção uso cada um? Para mim, só faz sentido aplicá-los com equilíbrio. Sem exageros. Mas cada escritor, cada autor, sabe o que funciona melhor para si e para a sua escrita.
O importante é compreender e aceitar que a utilização de uma fórmula, por si só, não é sinónimo de êxito. Sem trabalho e dedicação, nada se consegue.
A maneira única como conjugamos as palavras e as frases desenvolve-se e exercita-se. Porque o nosso estilo está em constante evolução. A criatividade tem de ser alimentada diariamente. Temos de procurar a inspiração para os nossos conteúdos.
Afinal, uma fórmula é apenas uma ferramenta de trabalho. Compete a cada um descobrir a melhor aplicação para atingir os seus objectivos. E é isso que eu faço todos os dias.
Porque escrever é praticar a teoria. Sem segredos, nem truques.